Preview Cookie

 



Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF)

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é um programa do Governo Federal que financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais do País.

Para contar com o apoio financeiro do Pronaf é necessário apresentar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que será emitida segundo a renda anual do produtor e as atividades exploradas. A DAP é o instrumento que identifica os agricultores familiares aptos a realizarem operações de crédito rural por meio do Pronaf. Essa declaração também permite aos agricultores o acesso às demais ações e políticas públicas dirigidas a eles.

Aqui no Estado, os principais órgãos emissores de DAP são o Instituto Capixaba de Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e os Sindicados Rurais. A lista completa pode ser consultada no site da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) .

As condições de acesso ao Crédito Pronaf, formas de pagamento e taxas de juros correspondentes a cada linha são definidas anualmente, a cada Plano Safra da Agricultura Familiar , que é divulgado entre os meses de junho e julho.

Bandes, o banco do produtor rural


As linhas do Pronaf representam grande parte dos financiamentos realizados pelo Bandes, que tem na área rural um dos seus principais focos de atuação. Essa priorização faz do banco um dos maiores repassadores de Pronaf na modalidade investimento do Espírito Santo, sendo reconhecido no interior do Estado, o banco do produtor rural.

As operações realizadas pelo Bandes com recursos do Pronaf são direcionadas ao agricultor individual, para financiar a atividade produtiva. A renovação de lavouras e a aquisição de matrizes leiteiras se destacam entre as atividades financiadas.

Além da cafeicultura, carro-chefe da atividade agrícola capixaba, a bovinocultura, a fruticultura, a silvicultura e atividades inovadoras, como o cultivo de pimenta-do-reino, também merecem destaque e são uma aposta do Bandes no fomento à diversificação da atividade agrícola. Para saber como se beneficiar das linhas de financiamento do Pronaf, entre em contato com o Bandes pelo 0800 283 4202, ou procure um consultor no seu município. Para pesquisar, clique aqui.

Se você quer conhecer as linhas de financiamento do Pronaf operadas pelo Bandes, clique aqui.

Outras informações sobre crédito rural

Site do PRONAF do Ministério da Agricultura