Preview Cookie

 



Programa CAFÉBIOES

Bandes estimula a produção de café orgânica e biodinâmica nas montanhas capixabas
29/09/2016 00:00
Compartilhe Imprimir print

searchAssinatura

Para consolidar as regiões de montanhas do Espírito Santo como áreas produtoras de cafés especiais no Brasil, com qualidade e agregação de valor, e beneficiar os produtores locais com aumento da rentabilidade de suas lavouras, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) aposta nos cafés orgânicos e biodinâmicos.

O Programa de Produção de Cafés Especiais, Orgânicos e Biodinâmicos do Espírito Santo (CAFÉBIOES) que será lançado no dia 28 de setembro na Fazenda Camocim busca provar a viabilidade econômica do sistema, que de modo socialmente justo e ambientalmente compatível com a preservação e recuperação dos recursos naturais visa disseminar seus benefícios para pequenos e médios produtores capixabas e assegurar a sustentabilidade.

O Programa CAFÉBIOES

O programa CAFÉBIOES visa, essencialmente, estimular a produção orgânica e biodinâmica de cafés, com certificação nacional e internacional, em pequenas e médias propriedades nas regiões de montanha do Espírito Santo, bem como a conversão de lavouras tradicionais. A meta é atingir 50.000 sacas de café em grão/ano ao final do período 2017/2026.

A iniciativa deve mobilizar entre 250 a 300 produtores locais. Muitos dos quais já desenvolvem processos de produção de cafés de qualidade superior. Os produtores interessados em participar do programa deverão se integrar mediante acordo ou contrato de parceria firmado com a Casa Sloper/Fazenda Camocim que será integradora de um complexo agroindustrial de produção de cafés especiais, responsabilizando-se pelas atividades de promoção, comercialização, marketing, beneficiamento, coordenação da assistência técnica, articulação com entidades certificadoras, e distribuição de insumos.

A passagem de uma produção tradicional para o manejo orgânico e biodinâmico requer planejamento, capacitação e investimento. Antes de investir na produção deve-se buscar conhecimento do modo de manejo e dos mercados. Neste processo compete ao Bandes, analisar as propostas e financiar os produtores para o plantio ou conversão de áreas no sistema de produção orgânica e biodinâmico, que envolve métodos especiais de cultivo.

Produção Orgânica e Biodinâmica

O sistema de produção agropecuária orgânica preconiza a adoção de técnicas que visam à preservação da diversidade biológica dos ecossistemas naturais, a utilização sustentável do solo e da água nas propriedades rurais, a manutenção e incremento da fertilidade da terra, o aproveitamento e reciclagem de resíduos orgânicos gerados na atividade produtiva, processos estes que resultam na produção de alimentos e outros produtos agrícolas isentos de resíduos contaminantes.

O manejo biodinâmico dos tratos culturais respeita os ciclos da natureza e o uso de preparados homeopáticos, com ervas e sobras da biomassa para potencializar os efeitos da agricultura orgânica na preparação de produtos de alta qualidade. Não são utilizados, portanto, na produção orgânica e biodinâmica, fertilizantes químicos, agrotóxicos e pesticidas.