Preview Cookie

 



Número de importações pelos portos capixabas cresce

Essa é uma das constatações apresentadas no relatório de conjunta elaborado pelo banco de desenvolvimento capixaba
17/09/2019 00:00
Compartilhe Imprimir print

O crescimento das importações realizadas por meio de portos capixabas, tanto em termos relativos quanto absolutos, representa para o Estado uma perspectiva de melhora econômica: essa é uma das conclusões de um relatório elaborado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

“O valor das importações (em dólares) e a participação do Espírito Santo nas importações brasileiras apresentaram os melhores resultados anuais desde que ocorreu a equalização das tarifas de importação”, explica o gerente de Desenvolvimento e Planejamento do banco, Sávio Bertochi Caçador, responsável pela elaboração do documento.

Entretanto, no cenário nacional, as expectativas em relação à economia brasileira se deterioraram rapidamente no decorrer dos oito meses de 2019: a projeção de crescimento do PIB para este ano, estimada em 2,55% no final do ano passado, já havia se reduzido para 1,70% em abril e, agora, espera-se apenas 0,87%. Em confluência com esse cenário, já não se espera crescimento da produção industrial este ano. Enquanto, no final de 2018, projetava-se um aumento de 3,17%; em agosto a variação anual esperada é de meros 0,08%.

Esses são alguns dos pontos-chave abordados em um relatório de conjuntura econômica produzido pelo banco de desenvolvimento capixaba. O documento traz um resumo dos resultados da pesquisa de expectativas de mercado, com levantamento diário das previsões de cerca de 130 bancos, gestores de recursos e outras instituições, como empresas do setor real, distribuidoras, corretoras, consultorias e outras, para a economia brasileira.


Confira o relatório completo.

searchRelatório de conjuntura agosto